As imagens do enorme sistema de artilharia foram compartilhadas através do Twitter por Jeremy Binnie, editor para o Oriente Médio e África da revista Jane’s Defence Weekly.

Tudo indica que um dos lançadores múltiplos de foguete Jobaria dos EAU, foi implantado para defender a base da coalizão em Marib, Iêmen

Os lança-foguetes múltiplos Jobaria MCL conta com o total de 240 tubos de lançamento, o maior número de lançamentos desse tipo no mundo. Este sistema de artilharia é capaz de disparar todos seus projéteis de calibre 122 em dois minutos, enquanto sua frequência de tiros é de dois disparos por segundo.

​O alcance do Jobaria MCL varia de 16 a 40 quilômetros e somente requer três pessoas para ser utilizado.

Desde 2014, o Iêmen tem enfrentado um confronto armado entre o governo internacionalmente reconhecido do presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi e o movimento rebelde dos houthis.

Em 2015, a coalizão liderada pela Arábia Saudita e composta em sua maioria por países da região do golfo Pérsico, lançou ataques aéreos contra o país. Durante o conflito, mais de dez mil civis morreram, incluindo 2.400 crianças e 2.000 mulheres.

Nos últimos meses, a crise tem se intensificado. Desde novembro de 2017, Riad interceptou vários mísseis balísticos lançados pelos houthis contra as instalações militares e civis sauditas.

Notícias em tempos de globalização

Comentários

comentarios

Share This