“Estou anunciando hoje que os Estados Unidos irão se retirar do acordo nuclear iraniano”, disse o presidente americano. “Dentro de momentos, eu vou assinar um memorando presidencial para começar a reinstaurar sanções nucleares dos EUA sobre o regime iraniano”, acrescentou.

De acordo com Trump, as sanções contra Teerã serão poderosas e terão efeito completo. Segundo ele, se o Irã, que aproveitou o acordo para continuar enriquecendo urânio, mantiver suas ambições nucleares, o país terá problemas ainda piores.

“Os EUA não fazem mais ameaças vazias. Quando eu prometo, eu cumpro”, afirmou. “Houve sofrimento, morte e destruição suficientes. Vamos terminar agora”, disse ele, pouco antes de assinar o memorando presidencial retirando os EUA do JCPOA.

Ao receber a confirmação da retirada dos EUA, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que o atual chefe de Estado norte-americano tem um histórico de ações que minam tratados internacionais. Segundo ele, o seu país está pronto para retomar todas as atividades nucleares, dada a decisão dos EUA. Ainda assim, ele declarou que o Irã não pretende abandonar o acordo, já que outros cinco participantes permanecem nele.

Notícias em tempos de globalização

Comentários

comentarios

Share This